Boas Vindas!

Seja Bem-Vindo Caro amigo e amiga!
que Deus abençoe seu caminho e tudo que fizer prospere em nome de Jesus.

Esse blog não tem intenção de ofender ninguém ou magoar, o fiz com propósito de dar meu testemunho e escrever sobre assuntos que permeiam em meu pensar e que considero relevantes a publicar.

Que Deus te abençoe e fique a vontade para comentar e discutir sobre esses assuntos!

sábado, 11 de junho de 2011

Amor de mãe - Existiria outro igual?


Amor de mãe, Amor de mãe...

O que poderia ser mais poderoso que esse amor? O que poderia exprimir em palavras o que uma mãe sente por seu filho e o que ela pode fazer quando levada as ultimas conseqüências por ele. Com certeza já nos deparamos com depoimentos de mães desesperadas que agem por puro instinto para salvar seus filhos de situações difíceis com risco de morte, ou com certeza já ouvimos e vimos mães chorando desesperadas por seus filhos apenas por vê-los sofrer e não poder fazer nada para ajudar. Em seus corações apenas uma certeza: de que daria a vida para sofrer no lugar de seus filhos. Sem sombra de duvidas é um amor maravilhoso e essa ligação formada no ventre, é algo que nós homens jamais poderemos entender. Jamais poderemos sentir o que elas sentem por quem geraram ao longo de sua gestação, que dom maravilhoso foi dado a vocês mulheres, nós jamais poderemos sentir o que sentem, jamais teremos a mesma ligação que foi concedida por Deus as mulheres junto a seus filhos.

Por que tais palavras vêm ao coração? Qual o motivo me levou a escrever isso? E respondo: Deparei-me pensando sobre o assunto, de como uma mãe é importante no processo de formação de seu filho, em como ela influência desde a gestação: musica que durante a gestação podem impactar no futuro bebê, o toque, carinhos, o cheiro da mãe acalma uma criança, uma musica de ninar, o jeito de pega-la no colo, tudo isso e muito mais faz parte do universo feminino. E eu como um filho me vejo pensando nesse amor.

E sim, talvez venha a sua mente uma mãe muito especial, alguém que admiro por ter aceitado o chamado de Deus para sua vida, Maria, Mãe de Jesus. Sim a admiro e respeito, me deparei não só uma vez com a seguinte afirmação: “Vocês evangélicos não gostam de Maria”. Como não gostar de uma mulher tão especial e escolhida por Deus para tamanha missão?

E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (Lucas 1, 8)

E realmente é bendita entre as mulheres, escolhida de Deus para trazer a luz do mundo, Jesus, o filho do Deus altíssimo. Existe muita polêmica envolta a esse assunto e me vejo meditando sobre muitas coisas em meu coração. Como deve ter sido doloroso para Maria ver seu filho sofrer todo o martírio, toda dor da injustiça e pecados lançados sobre o corpo de um só homem, sim Jesus sofreu como homem e sua mãe sofrendo as dores na alma de ver um filho sofrer até a morte e morte de cruz (diga-se de passagem, a pior possível a um homem no império romano) Amor de mãe, algo que como disse no inicio, não entenderíamos.

Porem me vejo pensando em outros aspectos, me pego pensando em todo o contexto em que Maria é colocada em posição de destaque, juntamente com os homens como: Pedro, Paulo, João, dentre outros que também se destacaram por sua relevância no novo testamento. Isso me levou a uma indagação: Por que em um tempo em que o homem sempre se destacou em vários aspectos da arte ele não fez um desenho ou escultura sequer de Jesus Cristo, Maria ou apóstolos? Porque não temos registros desse tipo para as escrituras?

Não te parece estranho que Jesus, sendo seguido por multidões, reverenciado, venerado e odiado também e ainda assim não houve interesse de nenhum dos seus seguidores em tentar desenhá-lo, ou pintar seus feitos de modo a poder se lembrar de seu rosto? Sempre me perguntei sobre isso. Mesmo quanto não tinha uma pratica no estudo da escritura sagrada. Hoje tenho estudado com muito cuidado os evangelhos e a cada dia me deparo com mais uma faceta de Jesus, ou algum aspecto sobre sua reação a varias situações, seu modo de agir e lidar com as pessoas ao seu redor e sem duvidas minha admiração tem aumentado a cada dia.

O Profeta Isaias sita em seu livro que Jesus não tinha parecer e nem formosura, e justamente para não despertar o desejo carnal, ou carismático que talvez o desviasse do real motivo de sua vinda a terra.

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Isaías 53:2 

Hoje temos uma infinidade de arqueólogos trabalhando pelo mundo desvendando o passado e tentando de uma forma muito profissional remontar os cenários da nossa civilização e tentando contar nossa história de modo muito investigativo. E pasmem, continuamos não tendo um registro sequer de como eram fisicamente as pessoas do tempo de Jesus. Não temos desenhos, não temos pinturas em pedra, não temos papiros, não temos nada que possa nos dar pistas de como era Jesus antes de sua crucificação. Interessantes também ressaltar que o homem já vem fazendo esculturas muito antes da vinda de Jesus ao mundo. A arquitetura e a arte escultural foram mais difundidas no mundo através da cultura grega que desde Péricles (século V a.c) com as esculturas de Acrópole de Atenas, esculturas com a Venus de Milo e outras trouxeram renome mundial a esse povo devido a competência de seus artistas em realizar tais obras. Mas retornando ao assunto em questão. Proponho-te um teste.

Faço-te um desafio: um exercício simples, pense em uma pessoa que tenha falecido a pouco tempo que você tenha tido um contato próximo e se possível intimo, agora tente desenhá-la ou pintá-la, ou escrever características do rosto.

Provável que você não tenha conseguido fazer isso com muito êxito, Algusto Cury no Livro Mestre dos Mestres comenta que Nosso cérebro bloqueia muitas coisas, muitas lembranças, para que elas não fiquem vivas em nossa mente, nos atormentando e não permitindo que sigamos em frente, o cérebro desse modo nos protege de nossas próprias lembranças e desse modo conseguimos tocar nossas vidas, ficando em nossas mentes apenas as coisas que realmente foram importantes nesses relacionamentos.

Talvez por isso não tenhamos registros, reais de como Jesus, discípulos e Maria eram fisicamente, porque provavelmente o cérebro de todos os que os viram bloquearam tais imagens, não permitindo o registro fiel de seus rostos. Ou talvez e acredito eu ser a resposta mais contundente: A palavra de Deus. Sim a palavra de Deus foi a causa principal.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1, 1)

João sita em seu evangelho, escrito cerca de 80 D.C, que no principio era o Verbo. A palavra. Tudo foi feito a partir dela e ela foi escolhida como veiculo para levar o evangelho a todas as criaturas dessa terra. Podemos concluir que o próprio Jesus não queria que fosse diferente, porque ele mesmo declara isso nos evangelhos onde muitos acreditariam ou creriam sem ver. Isso se chama fé, acreditar no que não vemos, mas que sabemos que existe.

A origem dessas esculturas que hoje vemos de um Jesus de olhos azuis, cabelos lisos é algo que como sabemos vem da cultura européia, trazida pelos artistas de lá, por influência da igreja de Roma, não é a meu ver nem próximo do que Jesus era antes de ter seu corpo glorificado. Jesus era tão parecido com seus discípulos que quando foi entregue por Judas, foi necessário que ele desse um beijo indicando quem era Jesus, um homem nos padrões europeus, jamais precisaria disso para ser identificado numa multidão de 3 pessoas( sim, Jesus estava com apenas 3 pessoas antes de ser preso).

Em relação a Maria nos deparamos com a mesma situação de Jesus, não temos registros históricos, desenhos ou pinturas que retratem como ela era fisicamente de modo a termos esculturas que retratem ela de modo real e fiel. O que temos são obras de artes feitas por mãos de bons artistas.

E ai reside talvez o maior ponto de divergência entre o povo Evangélico e o Católico. Entendemos que Maria, os Santos, Apóstolos, Padres, Pastores nada mais são que homens e mulheres de Deus. Pessoas que são dignas de nosso respeito, porém sujeitas as mesmas paixões que nós, sujeitas aos mesmos pecados.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terraTiago 5:17


Elias por exemplo era profeta e com poder vindo de Deus para mandar parar de chover por 3 anos e não chover, e era homem, sujeito ao mesmo pecado, aos mesmos erros que nós. Infelizmente trouxemos da cultura grega, o mal habito de exaltar pessoas especiais, enaltecer feitos, dar ênfase a pessoas com dons, carismas, características especiais que os destacam entre os homens. Vemos esse erro ser cometido até mesmo na fundação das igrejas, erros que claro vem sendo repetidos ao longo dos séculos. Exemplo claro foi a igreja de Corinto que afundada em idolatria a deuses gregos, foi alvo constante do Apóstolo Paulo, após sua fundação que durou cerca de um ano e meio de doutrinamento, viveu períodos complicados em relação a erros do passado que insistiam em se repetir.

Um deles era a exaltação de alguns membros da igreja que se destacavam e geravam facções quebrando a unidade da igreja. Paulo tentou correção através de 4 cartas a essa igreja porem apenas 2 chegaram a seu destino, sendo as outras 2 perdidas. Ao estudarmos essas epistolas vemos a profundidade dos problemas que aquela igreja vivia e como foi difícil para Paulo tentar corrigir. Deixo-te uma pergunta simples: Será que realmente foi corrigido com as cartas? Ou estamos trazendo os erros dessa igreja ao longo do tempo?

Teria a Igreja Católica Apostólica Romano sido influenciada pela cultura grega reinante nesse período do reinado romano na região de modo a ter seus ritos e credos impactados e alterados em função disso? Porque bem sabemos que a origem do catolicismo tem sua raiz em Roma e com forte influência dessa cultura em todo o país. Não te parece familiar a importâncias das Esculturas, imagens e Santos sendo enaltecidos e até mesmo venerados? Como seres superiores e mais dignos que nós?

Outra crença que sempre tem divergências é sobre o fato de Maria não ter tido filhos após Jesus e ter se mantido casta até a morte, a própria oração Ave Maria sita isso, porem te coloco uma questão simples e de interpretação. Teria José realmente ficado sem ter relações sexuais com sua esposa de direito? Sendo que era costume e um privilégio ter vários filhos nesse tempo de dificuldade e penúria que vivia aquele povo.

Interprete esse texto:

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. (Mateus 1, 25) 

E não a conheceu significa o que?
Ter relações sexuais com sua esposa até o nascimento de Jesus. Para bom entendedor meia palavra basta. Referências em que Maria procura Jesus com seus irmãos são claras na bíblia, porem a igreja prefere negar isso. Eu prefiro acreditar que ela foi uma mulher especial com os mesmos desejos e responsabilidades que uma mulher do seu tempo teria, e com uma responsabilidade ainda maior que era ajudar Jesus em seu crescimento.

O próprio Jesus tentou desmitificar o que poderia acontecer que era a exaltação de sua mãe. Um exemplo esta no texto que veremos abaixo:

E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.


Jesus tenta tirar a ênfase sobre ela e jogar sobre a sua palavra, que era o que realmente importava. Jesus veio ao mundo trazendo o evangelho do reino de Deus, a boa nova, a palavra de vida eterna, isso que era importante o resto é desvio e perda de tempo. Entenda meu amado, não estou aqui para agredir ou ofender a sua crença, apenas digo que respeito sua fé porem não concordo, é errado. Também conheço a defesa usada pela doutrina Católica afirmando que não fazem idolatria e sim usam os símbolos e imagens como uma forma de lembrar dessas pessoas valorosas, porem não é o que vejo e o que os fiéis são induzidos a fazer por fé nessa doutrina. O ato de se prostrar, ajoelhar diante de imagens, ou homens, ou os adorar é condenado na bíblia, Jesus em sua tentação no deserto foi proposto pelo diabo que se prostrasse e o adorasse e ele refutou o diabo dizendo:

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4, 10)

Fica a seu critério caro leitor, avaliar tudo que foi dito, a primeira vista, talvez você não concorde com muitas coisas que foram escritas, mas acredite, tenho pesquisado, lido, colhido material histórico, e não consigo retirar essa visão do meu coração. Deus tem me mostrado a verdade e a vi dentro da própria igreja Católica do qual fui participante ativo, não era um mero visitante, era servo, líder, participante atuante das boas obras da igreja, porém sua doutrina, seus dogmas, sua visão estava destoando da verdade eterna, destoando das palavras de Cristo, fugindo do que sei ser a fundamentação da nossa fé. A palavra de Deus. Não se deixe levar, reflita como um ser inteligente que és e avalie tudo que foi dito, leia as escrituras, a bíblia é uma só, sendo ela Católica ou não. O Nosso Deus é um só, e Jesus é o único caminho para o Pai. Não tenha duvidas disso.

E finalizando, sim existe um amor maior que o amor de uma mãe, sim existe um amor maior que qualquer sentimento que você possa ter visto sobre a face de toda a terra. Um amor que excede qualquer entendimento humano.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(João 3. 16)


Que amor é esse que da o seu próprio filho para sofrer no meu lugar, em seu lugar? Somente o amor de Deus é capaz de fazê-lo.

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. (Isaías 49, 15)



Sim, uma mãe pode esquecer de seu filho que amamenta, porem Deus jamais se esquece de você.

Deus o abençoe e guarde e te de a paz. Perdoe as muitas linhas, mas precisava escrevê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário